quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Cai O Pano

     Que taaaanto tempo! Desculpem, gente. Correria demais ultimamente e mal consegui mexer aqui essa semana que passou sem post. Mas vamos a uma resenha de Cai O Pano de Agatha Christie.


Capa
 Sinopse: O detetive Hercule Poirot, já aposentado, volta com seu amigo capitão Arthur Hastings ao cenário da primeira investigação em que trabalharam juntos: a mansão Styles, agora transformada em hotel. Também hospedado na antiga propriedade está um misterioso assassino, responsável por cinco crimes sem relação aparente entre si. O extraordinário talento de Poirot para desvendar o intricado processo de mentes criminosas o leva a crer que um sexto assassinato será cometido. Mas quem será a vítima? Esta questão conduzirá o grande detetive belga no que pode ser o caso mais arriscado de sua carreira. E talvez o último.

     Arthur Hastings estava fazendo uma viagem para Essex para reencontrar seu amigo Hercule Poirot. A mansão Styles, onde Hastings e Poirot ficam hospedados, já foi cena de um crime onde os dois trabalharam juntos e trás muitas lembranças para Hastings. Poirot enviou a Hastings uma carta com o pedido de que fosse ao seu encontro. Na carta, Poirot usa como pretexto para o pedido o motivo de reunir todos que antigamente iam a Styles, já que um casal de amigos (os Franklin) e a filha de Hastings (Judith) já estão na mansão, assim como Poirot. Quando Hastings chega a mansão, se depara com Poirot em um cadeira de rodas lhe pedindo para ser "seus olhos e ouvidos" em um crime que está prestes a acontecer na mansão. Além de Poirot, o casal Franklin e sua filha, Hastings encontra Boyd Carrington, os donos da mansão - os Luttrell, Norton e Elizabeth Cole. Hastings desconfia que seu amigo Poirot esteja com o cérebro debilitado pela idade, mas logo acredita no que o amigo diz quando o mesmo lhe apresenta um dossiê com cinco crimes diferentes e lhe convence que "X - o assassino misterioso" tem envolvimento em todos os cinco crimes e está prestes a realizar mais um na mansão Styles. Hastings não tem a identidade de "X" revelada, mesmo que Poirot saiba quem é o assassino não quer contar ao amigo quem é, pois Hastings tem uma ingenuidade, inocência e transparência capazes de revelarem o conhecimento sobre o assassinato que está por acontecer.  Hastings começa a prestar atenção e interagir com todos na casa para descobrir suas características e fazer o que Poirot lhe pediu. Com o decorrer da história, o assassino (revelado apenas nas últimas 24 páginas) mexe com as vontades ocultas de todos na mansão (até mesmo nas de Hastings!), sem que nem ao menos imaginemos quem seja e o modo como faz os crimes acontecerem por sua causa indiretamente. Conforme Poirot, "X" é o assassino perfeito que achou o modo de fazer com que crimes aconteçam sem que faça ou mova um dedo para cometer violência. Percebemos o andamento dos planos de "X" quando o primeiro acidente acontece: o dono da mansão Styles - coronel Luttrell - estava cuidando do jardim da mansão e conversando com Hastings, Norton e Boyd Carrington quando uma cotovia (pássaro que destrói folhagens) passa voando por cima das cabeças de todos e pousa em um galho. Quando o pássaro foge, Luttrell percebe uma movimentação entre um arbusto e pensa ser um coelho roendo a casca de árvores e atira. Na verdade não era um coelho quem estava atrás do arbusto e sim a esposa de Luttrell. Além deste acidente, acontecem outros fatos mais sérios que acabam em morte, mas não acho que deva contar tudo pois envolveria revelar a identidade de "X". Leiam e descubram quem é e como age o maquiavélico "X".
          O que achei do livro...
     No começo fiquei hiper entediada com a história... Me senti perdida, como se tivesse caído de para-quedas no meio do livro. Depois fiquei mais interessada a descobrir logo quem era o assassino e fiquei brava em alguns momentos por Poirot não facilitar a vida de Hastings dizendo apenas coisas confusas e difíceis de compreender. Por vezes pensei que o próprio Poirot seria o assassino, mas logo já mudava de opinião e me perguntava se não poderia ser o dr. Franklin ou a filha de Hastings, Judith. Eu, sinceramente, não gostei do final. Fiquei um pouco decepcionada, pois foi o primeiro livro que li da dama do crime Agatha Christie e esperava mais pelo que já tinha ouvido dizer e lido sobre seus livros. Mas enfim, considero uma ótima leitura. A versão que li era da série Pocket Ouro, tinha 247 páginas, mais uma página sobre a autora e mais três páginas falando sobre outros livros da série Pocket Ouro. As páginas são brancas e a letra está bem adaptada ao tamanho da folha. A tradução foi feita por Clarisse Lispector.

     Espero que tenham gostado e quero ver comentários sobre o que acharam e se já leram! Até o próximo post. Beijão! ♥


2 comentários:

  1. começo de livro na maioria das vezes é meio chato... tem q ter paciencia até a historia ficar boa né
    muito boa a dica do livro, deve ser bom ^^
    bjs
    www.martinanasviagens.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Agatha <3 Eu adorei o livro. Só alguns detalhes que eu achei meio perdido no contexto, mas eu entendi direitinho tudo, e como sempre, Agatha me surpreendeu.
    Ótima resenha migs!

    ResponderExcluir