sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Feliz Ano Novo

     Hey, shines!
Não, eu não estou louca. Sei em que época do ano estamos. Quem nunca ouviu falar do livro Feliz Ano Novo de Rubem Fonseca, vai ficar sabendo sobre ele agora com esse post. Confesso: mais uma vez, se não fosse o vestibular eu não teria lido este livro... Talvez nem chegasse a ouvir falar nele. Como todo livro tem um objetivo a nos passar, creio que consegui captar a mensagem principal da obra e vou trazer a vocês a minha opinião e entendimento da obra. Let's go! 


Capa

     O livro é composto por 14 contos - pequenas histórias de ficção. Cada conto tem um enredo diferente, mas de algum modo todos tentam mostrar um mesmo tema. O autor Rubem Fonseca criou os contos e lançou o livro no ano de 1975, mas um ano após sua publicação o livro foi recolhido pelo Departamento de Polícia Federal pois foi considerado um livro imoral por conter (pelo que li e entendi do livro) muitas críticas - talvez até verdades. Para começar, no primeiro conto - que é o conto que dá nome ao livro - o autor cria um enredo que gira em torno de um plano em que três bandidos estão planejando o que fazer na noite de ano novo. Os bandidos acabam decidindo entrar em uma casa de ricos para roubar e aprontar o que quisessem. Não vou falar aqui tudo o que acontece no conto, pois só de ler a história me deu uma "deprê" de pensar que podem existir pessoas que façam o que os bandidos fizeram no conto. Não vou parar e contar o que cada conto diz, pois são muitas coisas e eu prefiro não criar uma resenha cansativa para vocês... Além do mais, eu havia dito que todos contos giram em torno de um mesmo tema. De um modo ou outro todos mostram as diferenças sociais (ricos e pobres), apresentando a vida, as encrencas, os medos, os desejos, os sonhos, etc. de pessoas de classes diferentes. Além de fazer uma crítica com relação a diferença social, no último conto acredito que o autor tenha feito uma crítica para a possível recepção do público com sua obra, pois a linguagem nos contos é bem contundente e chula. Quem ficar interessado em ler o conto Feliz Ano Novo, pode achar na íntegra pela internet.

     Então é isso, gente. Espero que tenham gostado do meu diz, mas não diz sobre o livro. Mas infelizmente (ou felizmente) é um livro que pode ser interpretado de formas diferentes - precisa ler para ter um ponto de vista sobre ele. O meu ponto de vista foi esse... Beijão! ♥
   

Um comentário:

  1. Esse livro é bem conhecido, foi um fênomeno na época que foi lançado... Mesmo não caindo nos vests que vou fazer, vou lê-lo, com certeza!

    ResponderExcluir